Dois projetos de pesquisa do Instituto FAI são aprovados pela FAPESC

Dois projetos de pesquisa do Instituto FAI são aprovados pela FAPESC

Na manhã desta sexta-feira (04/12) o Conselho de Desenvolvimento Regional de Itapiranga esteve reunido em sessão extraordinária para discussão e aprovação de projetos recomendados e recomendados com restrições, pela Chamada Pública 12/2009 da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de SC (Fapesc). Conforme o presidente, Secretário Regional Jorge Welter, os dois projetos recomendados com restrições pela Fapesc foram devolvidos aos proponentes para que fizessem as adequações necessárias.

O primeiro projeto aprovado tem como tema a “Produção técnica-artística e cultural dos municípios da 31ª SDR de Itapiranga, como instrumento de apoio ao turismo”, tendo como proponente o professor doutor Paulino Eidt, com vínculo a gerência de Educação da 31ª SDR, e intervenientes o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e a Associação dos Empresários de Itapiranga. Já o “Projeto de Levantamento socioeconômico nos municípios abrangidos pela 31ª SDR de Itapiranga” é proposto pelo professor mestre Simplício Meurer do Instituto FAI (IFAI) e tem como intervenientes a Associação dos Empresários de Itapiranga e o Sicoob Creditapiranga, também foi aprovado.

O projeto de “Gestão da agricultura familiar nos municípios abrangidos pela 31ª Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Itapiranga, para promoção do desenvolvimento regional”, foi elaborador pelo Instituto FAI, tendo como coordenador o professor mestre Marino Luiz Eyerkaufer, e instituições intervenientes o Sindicato dos Produtores Rurais e a Cooperativa de Crédito de Livre Admissão – Sicoob Creditapiranga, foi aprovado pelos conselheiros.

O presidente da Associação dos Empresários de Itapiranga – Assemit, Afonso Niehues, falou da necessidade de se projetar o futuro para a região. “Precisamos definir o que queremos para os próximos 10, 20 ou 30 anos”. Já o Prefeito de Tunápolis, Enoi Scherer, disse que os municípios serão parceiros na execução destes projetos, pois entende que é necessário se pensar o desenvolvimento regional de toda a região e não só de um município. O Prefeito de Santa Helena, Gilberto Giordano disse que estes projetos já deveriam ter siso elaborados a muito tempo, mas que eles vem em boa hora, pois facilitarão as ações dos gestores públicos municipais.