FAI Faculdades participa do lançamento do Plano Estratégico Itapiranga 2030

FAI Faculdades participa do lançamento do Plano Estratégico Itapiranga 2030

Na noite desta quarta-feira (28/11) a FAI Faculdades participou do lançamento do Plano Estratégico Itapiranga 2030. A Instituição é membro do Conselho de Desenvolvimento Municipal e através o IFAI (Instituto de Desenvolvimento Regional FAI) ajudou na impressão do Plano. O presidente Leandro Sorgato, como membro do Conselho, parabenizou o município pela iniciativa de constratação do Sebrae para a construção do Plano junto com as lideranças representantes de cada segmento da sociedade.

“Este é um momento importante para o município que através do Plano projeta Itapiranga para o próximos anos, apontando o rumo a ser seguido por todos, a fim de transformar esta terra e melhorar ainda mais a qualidade de vida de seu povo”, pondera Sorgato.


Do site da Prefeitura Apresentadas as estratégias para o desenvolvimento do município nos próximos 20 anos

Um novo marco para o desenvolvimento harmônico e sustentável do município de Itapiranga foi plantado na noite de quarta-feira, dia 28, na Sociedade Recreativa Imigrantes. Muito saudado pelas autoridades e lideranças envolvidas em sua elaboração, o Plano de Desenvolvimento Estratégico de Itapiranga, chamado Itapiranga 2030, serve como guia e instrumento para ações que visem à melhoria da qualidades de vida da população e que melhorem a infraestrutura e serviços prestados em todos os setores do município. A elaboração do Planejamento começou no inicio do ano sob a coordenação do SEBRAE/SC. Inicialmente representantes de todos os órgãos e entidades que integram o Conselho de Desenvolvimento Municipal de Itapiranga estiveram reunidos em diversas oficinas para elaborar um diagnóstico dos pontos fracos e das potencialidades do município.

O trabalho resultou num documento com mais de 130 projetos, abrangendo várias áreas. A maioria dos projetos deverá começar a ser desenvolvida a curto e médio prazo, sendo que alguns tem previsão de realização em longo prazo, ou seja, até a visão de duração do Plano, apontada para o ano de 2030. O Plano Estratégico Itapiranga 2030 contempla ações importantes nas áreas da Educação, Cultura, Saúde, Assistência Social, Agropecuária e Meio Ambiente, Indústria, Comércio e Prestação de Serviços e Turismo. O processo participativo de planejamento envolveu centenas de participantes em seminários gerais e setorizados, utilizando-se o Metaplan como principal ferramenta de indução das análises e de consenso das decisões. Grupos de trabalho dedicaram-se valentemente no estudo e na descrição dos projetos e seus planos de ação.

O prefeito Milton Simon comemorou a apresentação oficial do Planejamento estratégico: “A partir de Janeiro nós vamos fazer de tudo para implementar o programa, nem tudo o que está no nosso plano será possível, agora, muita coisa será possível e será executada dentro dos programas e nos prazos pré-definidos. Conto com cada um de vocês.”. O coordenador geral do Planejamento, secretário municipal de Finanças e Planejamento, Artêmio Scalon, disse que “o exemplo dos pioneiros nos ensinou que o município se constrói com uma boa liderança, planejamento, espirito empreendedor e inovação…” O presidente do Conselho de Desenvolvimento Municipal de Itapiranga, Simplício Meurer, afirmou que” Se em 2030 pudermos ver concluídos os projetos previstos nesse plano, certamente Itapiranga será um lugar ainda melhor pra se viver, do que já é.” O Consultor do SEBRAE/SC, José Olegário Ferreira, que orientou os trabalhos disse que” Nós não estamos pensando em nós, estamos pensando na geração futura do município, e pra isso é indispensável o planejamento.”.

Durante o lançamento do Planejamento foram distribuídos exemplares com o conteúdo do trabalho. O SEBRAE/SC disponibilizou o programa SIGEOR, através do qual, a população poderá acompanhar “on-line”, no site da Prefeitura de Itapiranga, o desenvolvimento de cada projeto que consta no Plano Itapiranga 2030.