Décima região turística “Caminhos da Fronteira” do Estado de Santa Catarina se reúne em Descanso
A governança da décima Região Turística “Caminhos da Fronteira” esteve reunida no dia 08 de dezembro com o objetivo de analisar e emitir parecer sobre projetos para desenvolver o turismo regional. O encontro foi realizado na Sala de Reuniões da Prefeitura Municipal de Descanso. Participaram na reunião 23 membros, representantes dos municípios de Descanso, Itapiranga, São Miguel do Oeste, Guaraciaba e Dionísio Cerqueira. Houve participação de empreendedores que atuam na área de turismo de São Miguel do Oeste, Descanso e Dionísio Cerqueira; representantes do Governo do Estado através das Secretarias Regionais de São Miguel do Oeste e Itapiranga; entidades civis organizadas através da Adeosc e Acismo e as Instituições de Ensino Superior e Pesquisa FAI Faculdades e Unoesc.
A reunião Coordenada pelo presidente da governança, Allan Kreutz, foram apresentados os resultados da elaboração dos Projetos da Capacitação do Instituto de Desenvolvimento Regional FAI – IFAI e o de sensibilização dos Empresários da Acismo. Os projetos aprovados nesta reunião foram encaminhados para aprovação nas reuniões dos Conselhos de Desenvolvimento Regional da Secretaria Regional pertencente e após, para a Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, através do SEITEC.
Na reunião foram amplamente discutidos demais projetos encaminhados por municípios e por entidades regionais e definiram-se critérios para análise de projetos a serem desenvolvidos no próximo ano.
Cabe salientar que nossa região possui alta potencialidade turística ainda inexplorada e cabe ao poder público, juntamente com Instituições preocupadas com o Desenvolvimento Regional fomentar as atividades turísticas da 10ª Região Turística do Estado de Santa Catarina, para preparar a região para tais investimentos.
A FAI Faculdades, através do Instituto de Desenvolvimento Regional FAI, esteve presente para participar efetivamente da preparação e implantação deste projeto, com vistas no desenvolvimento econômico e cultural que isso trará a nossa Região.
Texto de Adm. Ivanete Schneider Hahn e Eng. Agr. Nestor Luiz Breda (Governança Regional do Turismo)