IFAI assina primeiros convênios com o Sebraetec

IFAI assina primeiros convênios com o Sebraetec

Na última semana (23/10) o Instituto de Desenvolvimento FAI (IFAI) assinou os primeiros convênios com o Sebraetec desde a formalização da parceria em abril de 2018. Conforme a presidente o IFAI, professora Nathalia Berger Werlang, os primeiros projetos de consultoria aprovados no Sebraetec preveem a aplicação de R$ 186 mil, divididos em duas demandas.

Com a prefeitura de Itapiranga, através da secretaria municipal de Agricultura, foi assinado termo de cooperação para o desenvolvimento da primeira etapa de certificação de 46 propriedades livres de brucelose e tuberculose bovina. O Sebraetec vai subsidiar 70% dos custos da consultoria e procedimentos dos exames, cabendo o valor restante ao produtor. O órgão vai disponibilizar R$ 100 mil para o trabalho de campo que tem por objetivo aumentar a lucratividade do produtor, elevando o preço médio de venda do leite por qualidade e comprovação de sanidade.

Já o segundo termo foi assinado com a Piracanjuba, para desenvolvimento de consultoria tecnológica para um grupo de 80 produtores rurais vinculados ao Laticínio, com o objetivo de implantar inovação tecnológica na produção de leite. “A parceria oportuniza atender e subsidiar soluções que auxiliarão as propriedades que fornecem matéria-prima para a Piracanjuba implementem iniciativas inovadoras, visando os melhores resultados possíveis para que mantenham a competitividade e a sustentabilidade de seus negócios”, observa o coordenador regional Extremo Oeste do Sebrae/SC, Udo Trennepohl.

“Estes são os primeiros projetos que operacionalizamos em 2018. A partir do ano de 2019 esperamos atuar em outras áreas de gestão, principalmente no que se refere a profissionalização e inovação em pequenas e médias empresas de comércio e prestação de serviços do nosso município e região”, destaca a presidente do IFAI.

O Sebraetec é um programa de consultoria que contempla serviços especializados e customizados para implementar soluções em sete áreas: design, produtividade, propriedade intelectual, qualidade, inovação, sustentabilidade e serviços digitais. O programa foi criado para que os pequenos negócios possam inovar por meio do acesso à mão de obra especializada e trabalho com foco para a melhoria de processos e produtos já existentes, bem como para a introdução de inovações e tecnologias.